"When I despair, I remember that all through history the way of truth and love has always won. There have been tyrants and murderers and for a time they seem invincible, but in the end, they always fall — think of it, always." Mohandas Gandhi
In a time of universal deceit - telling the truth is a revolutionary act. George Orwell

Wednesday, October 31, 2007

Conversores para o m$-office do formato standard ISO ODF

Hoje e depois de ler no slashdot uma interessante discussão sobre ODF vs CDF vs ooxml, e com relação a algo que já tinha escrito, resolvi experimentar o conversor da SUN, o ODF Plugin.

Como em casa não uso nada da microsoft e nem sequer tenho instalado com virtualização através de QEMU, VirtualBOX ou mesmo VMware, teve de ser feita no trabalho a experiência.

Após download do plugin da SUN, instalei e apareceu logo nos diversos programas de office da m$ entradas para exportar, importar e gravar em ODF.

Lá experimentei uns textos e correu tudo muito bem, falta ainda experimentar com a folha de cálculo e com o programa de apresentações, vamos a ver o que dá, mas para já não há desculpa nenhuma para não se USAR E ABUSAR do formato ABERTO ODF, podemos criar, gravar, abrir este formato no m$-office sem problemas, assim os amigos já não têm desculpa que não conseguem abrir os ODF que lhes enviamos e escusam de nos enviar *.doc, e isto é ainda mais válido para os diversos sites da Administração Pública que muitas das vezes têm ficheiros *.doc para download, sigam as pisadas de diversos outros países como Brasil, África do Sul, Malásia, Japão, Holanda, etc; e se não legislam para o uso do ODF, pelo menos aconcelhem a sua utilização.


Um artigo interessante sobre o ODF ser ou não uma opção viável....



"However, in recent months the OpenDocument Foundation has found itself more and more isolated, outside of the mainstream debate. How far they have fallen can be seen in the fact that Microsoft has gone from ridiculing their conspiracy theories to using them to support their arguments. At the same time the Foundation's membership has dwindled to the point where only a small number remain. Former members have disassociated themselves from the Foundation as it turned increasingly to strident rhetoric. Whereas in the early days, the Foundation had a large membership that participated fully in the OASIS TC's, now their "contributions" are mainly that of heckling and haranguing the other members. Finally, the Foundation has recently announced its intent to abandon constructive work within OASIS, to actively lobby against adoption of ODF 1.2 in ISO and to push for an alternative format, CDF, based on XHTML, CSS 3.0 and RDF. This is an odd stance for a non-profit whose charter was:"


Powered by ScribeFire.

Friday, October 26, 2007

Uma resposta possível às aldrabices do ooxml da micro$oft?!

Poderá a resposta possível contra o monopólio da micro$oft que tenderá a perpetuar-se e quem sabe até a crescer ainda um pouco mais passar, para além do forte uso do formato standard ISO, pelo software de colaboração/"groupware" como o Zimbra e o Alfresco em combinação com os standards do W3C - world wide web consortium - isto claro está, apenas para colmatar as faltas de interoperabilidade que quer o oxxml quer os formatos fechados anteriores da microsoft impôem ao mercado.

No entanto o ODF DEVE PREVALECER como FORMATO STANDAR ISO JÁ APROVADO, e ser usado e massificado por todos.

This following is an overview of governments and other organizations around the world that are evaluating the use of OpenDocument, an open document file format for saving and exchanging editable office documents.

http://en.wikipedia.org/wiki/OpenDocument_adoption

Lista de groupware FLOSS

"XForms, SVG, SMiL, XSLT, XQuery, RDF, SPARQL, XHTML, HTML, CSS and CDF. All of which are core W3C Open Web Technology standards.


Powered by ScribeFire.

O verdadeiro plano da microsoft em relação ao ODF vs ooxml?!

Acabei de ler um interessantíssimo artigo de
Gary Edwards da Open Document Foundation sobre a impossibilidade de quer a microsoft implementar totalmente o ODF quer o contrário, programas como o Openoffice.org implementarem totalmente o ooxml.

Mas o que me chamou mesmo à atenção foi o que abaixo transcrevo, será que toda a fúria da m$ em aprovar o ooxml terá a ver com dominar a rede internet criando um pseudo-formato para subverter os standards W3C?
Será que o plano sempre foi o velho sonho da m$ em dominar completamente a world wide web?

"To understand why we turned to the W3C's CDF “Compound Document Format”, and continue to fight, one has to grasp how seriously important this MSOffice bound business process issue is to the future of collaborative computing. If we can't neutralize and re purpose MSOffice, the future will belong to MS-OOXML and the MS Stack. Note the MS Stack noticeably replaces W3C Open Web technologies with Microsoft's own embraced “enhancements”. Starting with MS-OOXML/Smart Tags as a replacement for HTML-XHTML-RDF Metadata.

HTML and the Open Web are the targets here. ODf is being used as a diversion from the real end game – the taking of the Internet."


Powered by ScribeFire.

África do Sul escolhe o ODF como formato standard

A Àfrica do Sul escolheu o formato Livre ODF como standard para ser usado pelo governo sul africano, outros países neste caso europeus também estão a desenvolver políticas para a sua implementação e utilização.

"Several of Europe's governments are developing policies on electronic document formats. France, Poland, Lithuania, Denmark, Belgium and the Netherlands are among countries that have decided to make ODF one of the options."

Com um pouco de sorte e como temos a mania de ir atrás dos outros, talvez assim sejamos obrigados a usá-lo, já que por cá só se vê microsoft à frente, INFELIZMENTE...

"EU: South Africa makes ODF government standard
Open Source News - 25 October 2007 - Rest of the World - Policies and Announcements

European governments developing policies on electronic document formats, can now also take South Africa as an example. The country this week included Open Document Format (ODF) in its Minimum Information Interoperability Standards (MIOS)."


Powered by ScribeFire.

Thursday, October 25, 2007

Ministério da Educação, ANSOL e Sun Microsystems distribuem Software Livre nas escolas

O Ministério da Educação em conjunto com a ANSOL e com a colaboração da Sun Microsystems, criaram um cd de distribuição livre, o "Software Livre na Escola", o qual obedeceu a critérios de utilidade e qualidade.

"O CD pode ser copiado, distribuído e instalado livremente em qualquer computador com Windows. O equivalente software comercial equivalente custaria aos 1.666.173 alunos dos Ensinos Básico e Secundário mais de 300 milhões de Euros. Esta acção contribuirá deste modo para combater a info-exclusão e o software ilegal em Portugal."


Mais uma excelente iniciativa para o desenvolvimento de mentes criticas e com gosto pela área informática e quem sabe futuros programadores de Software Livre.

Excelente iniciativa que mostra que existe vida para além da microsoft.

"Software incluído no CD poderá poupar 300 milhões de Euros às famílias portuguesas

Lisboa, 31 de Julho de 2007 - O Ministério da Educação, através da Equipa Multidisciplinar CRIE da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, está a distribuir a todas as Escolas do Ensino Básico e Secundário do país o CD "Software Livre na Escola" (Referência 1). Este CD foi produzido com a colaboração da Sun Microsystems e da ANSOL - Associação Nacional para o Software Livre, e inclui um conjunto de software didáctico que é disponibilizado gratuitamente para toda a população. O CD pode ser copiado, distribuído e instalado livremente em qualquer computador com Windows. O equivalente software comercial equivalente custaria aos 1.666.173 alunos dos Ensinos Básico e Secundário mais de 300 milhões de Euros. Esta acção contribuirá deste modo para combater a info-exclusão e o software ilegal em Portugal."


Powered by ScribeFire.

Sun Microsystems, BANIF e BCA

A Sun MicroSystems foi a empresa escolhida pelo BANIF e BCA para implementar a sua nova estrutura de TI em Portugal, o interessante é que parece que os thin clients começam a ter força no mercado a Sun à muito que os defende.
Outra situação é o provável uso também de Linux e ainda do StarOffice.



Principais Desafios


  • Integrar e simplificar a administração de ambientes de desktop complexos
  • Reduzir o consumo de energia e aumentar a segurança da arquitectura de TI
  • Aumentar os índices de produtividade através da disponibilização de tecnologia fiável e inovadora





(in Sun Microsystems Renova Desktops do BANIF e BCA)

"Os terminais Sun Ray assentam numa plataforma de computação em rede, designada thin client, sem qualquer tipo de informação armazenada ao nível do posto de trabalho, com ligação a servidores centrais e que suportam os sistemas operativos Solaris, Windows ou Linux. O Grupo BANIF aumenta desta forma a segurança da sua arquitectura de TI e reduz o custo total de propriedade através de uma infra-estrutura simplificada para acesso à informação da organização e com a disponibilização da suite de produtividade pessoal StarOffice 8."


Powered by ScribeFire.

Wednesday, October 24, 2007

Censura na rede internet... com a ajuda dos EUA

Para não variar e já acostumados a cada vez mais se meterem onde não devem e a censurarem tudo e todos os srs todo poderosos dos EUA resolvem agora darem uma ajudinha à censura na rede internet a países já de si muito pouco democráticos e pouco dados a modernices e respeito pela dignidade humana....

Do dicionário online Priberam:
censura

do Lat. censura

s. f.,
cargo ou dignidade de censor;
poder do Estado de interditar ou restringir a livre manifestação de pensamento, oral ou escrito, quando se considera que tal pode ameaçar a ordem pública vigente;
corporação encarregada de examinar as obras submetidas à sua aprovação;
os todo poderosos dos EUA cumprem bem todas as definições do dicionário, como sempre quem não está connosco é contra nós ;) ....



Powered by ScribeFire.

Sunday, October 21, 2007

A cana de pesca...digital!

Por inúmeras vezes ouvimos os políticos afirmarem em relação a países pobres com economias inexistentes e na maior parte das vezes no limiar da pobreza, que não se lhes deve dar o peixe, mas sim ensiná-los a pescar.

Hoje pensei nesta parábola e creio que ela se aplica na perfeição ao Software Livre (FLOSS) especialmente nesses mesmos países, ou até em países desenvolvidos mas onde existem enormes discrepâncias entre ricos e pobres, como no nosso país ou mesmo na américa latina; Brasil e Venezuela vêm logo à cabeça.

A verdade é que o FLOSS é a cana de pesca da era digital em que vivemos.

Essa cana de pesca digital tem algo ainda mais espantoso é que pode abarcar todos, ricos e pobres, ambos têm acesso a ela, ambos a podem usar sem limitações, ambos a podem melhorar, fazer evoluir, e no fim ambos recolhem o mesmo peixe, ou seja, ambos beneficiam das melhorias introduzidas por qualquer um dos grupos.
Aliás os grupos, os pobres e os ricos, nesta pescaria digital esbatem-se, estão ambos em igualdade ou quase, a única limitação desta cana de pesca é a inteligência e a criatividade.

Felizmente que em alguns destes países se fomenta o aparecimento de pescadores digitais, como são os casos do Brasil e Venezuela bem como cada vez mais países da Europa de Leste e até países ricos como a Alemanha, França e Holanda entre outros.

Infelizmente o nosso país prefere seguir o ditado "faz o que eu digo não faças o que eu faço", e como tal podendo criar grandes pescadores e a qualquer momento no futuro ter uma frota de barcos livres prefere hipotecar o futuro dos nossos pescadores digitais preferindo bloquear a todo o custo a utilização da cana digital, quer ao não divulgar a sua utilização quer ao beneficiar empresas como a microsoft em inúmeros protocolos que só a ela e não ao país beneficiam.

Mais, ao não fomentar a sua utilização e descoberta, os nossos governantes estão a matar ainda no berço os pescadores digitais do amanhã, sim, porque já no presente se vislumbra um futuro muito pouco risonho para o nosso país comparando-o com outras economias, nós mais uma vez poderíamos inovar, criar, estar à frente, ser os novos descobridores digitais, mas infelizmente não o somos, e tudo porque não apostamos na cana digital.

Neste momento o FLOSS tem todas as ferramentas necessárias para os nossos jovens poderem desenvolver todo e qualquer software multiplataforma a custo práticamente nulo, o único custo é o hardware e a vontade, ou não, de aprender.

Faço votos para que os políticos do nosso país pensem realmente naquilo que dizem e fazem e não sejam hipócritas ao dizer como os outros se devem desenvolver e depois não aplicam essa mesma "receita" no seu próprio país.

Algumas medidas que o nosso país poderia optar por fomentar:

1. Só aceitar formatos de ficheiros abertos em toda a administração pública, como o implementado pela OASIS e standard internacional ISO, o formato ODF usado por exemplo pelo OpenOffice.org e Google.

2. Fomentar a forte utilização e massificação de FLOSS no ensino, em todos os graus.
É aqui que se começam a criar os pescadores digitais, é aqui que se criam mentes supostamente críticas e que conseguem escolher em função da qualidade e não da propaganda.

3. Só aceitar fazer protocolos, assinar contratos de prestação de serviços, com empresas que usem e fomentem quer protocolos de comunicação quer formatos de ficheiros abertos e livres, de preferência.

4. Cuidar para que não aconteçam casos como o da comissão técnica CT-173 em relação ao formato fechado da microsoft, ooxml, o qual foi aprovado em Portugal de forma muito pouco transparente e quem sabe até ilegal, onde a empresa microsoft que propunha o formato presidiu à comissão que se iria pronunciar sobre ele.

5. Fazer sempre quer interna quer externamente na UEuropeia lobby CONTRA as patentes de software.

6. Encetar conversações com as empresas portuguesas de hardware para que estas vendam hardware sem nenhum sistema operativo pré-instalado de forma a ser o cliente a decidir o que quer usar.
Foi pedido à própria UEuropeia esta possibilidade, que nada mais é que voltar a colocar todos os produtores de Sistemas Operativos em igualdade.

Em França há pouco tempo a Acer foi processada por um utilizador que se recusou a pagar software que não ia usar e que vinha com o portátil que adquiriu, o tribunal deu-lhe razão.
Aliás a própria licença da microsoft que vem com todos os PC's que se adquirem, quer Desktop quer Portáteis etc, indica que o utilizador pode recusar essa licença e devolver o software.

Powered by ScribeFire.

Saturday, October 20, 2007

Bibliotecas Romenas powered by Open Source

As bibliotecas Romenas podem agora usar um sistema de gestão totalmente em Software Livre, com o qual poderão fazer a gestão de livros empréstimos e reservas.

O seu desenvolvimento esteve a cargo de duas entidades, a "Military Technical Academy and Contact Net".

Este sistema já está a ser usado por cinco bibliotecas no país e muitas mais demonstraram o interesse na sua utilização.

Para quando cá em Portugal projectos assim?

Estou habituado a frequentar a Biblioteca Don. Diniz em Odivelas, infelizmente só usa tecnologia proprietária e diga-se sem grande qualidade.
Mas infelizmente a câmara municipal de Odivelas tem horizontes muito pequenos, só usa software da microsoft, nem o Mozilla Firefox deixam ter instalado nos computadores da autarquia....
Enfim...o habitual pelas nossas paragens!

"Romanian public libraries can now use an Open Source library system for managing book loans and reservations, searching catalogues, managing library assets, maintaining a website and general administration."


Powered by ScribeFire.

Friday, October 19, 2007

Os vencedores são os que batem o pé....

Todos os países que bateram o pé em relação ao tratado maravilha viram as suas objecções aceites.

Italianos com o deputado a mais, Búlgaros com a possibilidade de terem o "euro" em cirílico e os Polacos esses "chatos" que estão sempre a fazer objecções a tudo e a todos, viram tudo aceite.
Que pena ser-mos sempre os meninos bem comportados da Europa...Que pena não ser-mos "chatos" como os Polacos...

E nós? Teríamos objecções? Poderíamos ter ganho algo? Ficámos a perder?

Segundo a nossa "comunicação social ", não sei responder, nada nos explicaram, nada nos informaram....






Powered by ScribeFire.

Será possível tão má comunicação social?....

Mas será mesmo possível que tenhamos uma comunicação social tão má?

Ninguém explica o que é este tratado, se é bom ou mau para Portugal, o que se pretende com ele, se existem críticos dele, a nossa comunicação social nada nos diz.

Pelo que nos é dito e mostrado este tratado deve ter sido ditado aos profetas da Europa....é um dogma!

Neste momento a RTP, suposta comunicação de serviço público, sabe-se lá o que é isso, tem no ar um pseudo-debate, dois comentadores que apoiam estas decisões.

Onde está o CONTRADITÓRIO?






Powered by ScribeFire.

Para saber-mos a versão do Ubuntu que temos instalada...

$ cat /etc/lsb-release

e dá-nos algo como:

DISTRIB_ID=Ubuntu
DISTRIB_RELEASE=7.10
DISTRIB_CODENAME=gutsy
DISTRIB_DESCRIPTION="Ubuntu 7.10"
pois é ainda não deu para fazer o upgrade :(

tb podemos fazer algo como:

$cat /etc/issue.net; uname -ar

que dá algo como:

Ubuntu 7.04
Linux dreamland 2.6.20-16-generic #2 SMP Sun Sep 23 19:50:39 UTC 2007 i686 GNU/Linux



Powered by ScribeFire.

Thursday, October 18, 2007

A cimeira europeia, a comunicação social e o suposto primeiro-ministro de Portugal...

As sras e srs todos poderosos da UEuropeia encontram-se em Lisboa para assinarem um suposto tratado que nos livrará de todos os males, pelo menos é assim que nos é vendido, quer pela nossa comunicação social quer pelo infelizmente "nosso" primeiro-ministro, bem como as forças politicas de centro esquerda e direita deste país, passando ainda pelo presidente da República, é o regabofe total.

A comunicação social trata os assuntos como já nos habituou, ou seja, preocupa-se com o acessório e esquecesse do essencial, do importante.
Os srs da política ajudam à festa mentindo e indo totalmente contra o que nos apresentaram a quando das últimas eleições, nada de novo portanto.

Hoje nos telejornais preocuparam-se imenso em mostrar como havia um grande aparato policial e de segurança à volta de todo o circo, mas nunca nos informaram sobre o que está no novo tratado, ou melhor, no tratado copy/paste do anterior, sobre os maleficios para Portugal que esse tratado terá, nada, não nos informaram de nada.

O actual tratado não mais é, do que o anterior em que se apagaram algumas coisas que caíam ainda pior aos cidadãos da UE, é uma espécie de travesti político.

Quanto ao "nosso" primeiro-ministro é só mais do mesmo, muita máscara e pouca realidade.
Somos obrigados a ouvir tiradas como a que abaixo transcrevo, a de alguém que deveria estar mais preocupado com o país que dirige do que com folclore para europa ver.

Sr primeiro-ministro O SEU DEVER É Portugal e não o tratado, o seu dever é defender os nossos interesses e não vender o nosso país, ou pior ainda, rebaixar-se a tudo e a todos como aliás tão bem faz, mas se já nos vende a multinacionais como a microsoft, mais fácil para si será vender-nos aos outros países.

«O meu dever é lutar pela Tratado», diz Sócrates O primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou esta quarta-feira que vai «lutar» pela aprovação do Tratado Europeu, na medida em que considera que, caso o entendimento seja alcançado, será possível transmitir «um sinal ao mundo de que a Europa está de regresso».


Powered by ScribeFire.

Assinemos todos a petição internacional - NO to the Microsoft Office format as an ISO standard

Vamos todos ajudar ao NÃO a um pseudo-formato que nos tira liberdade de escolha.

NO to the Microsoft Office format as an ISO standard

I ask the national members of ISO to vote "NO" in the ballot of ISO DIS 29500 (Office OpenXML or OOXML format) for the following reasons:

1. There is already a standard ISO26300 named Open Document Format (ODF): a dual standard adds costs, uncertainty and confusion to industry, government and citizens;


2. There is no provable implementation of the OOXML specification: Microsoft Office 2007 produces a special version of OOXML, not a file format which complies with the OOXML specification;


3. There is information missing from the specification document, for example how to do a autoSpaceLikeWord95 or useWord97LineBreakRules;


4. More than 10% of the examples mentioned in the proposed standard do not validate as XML;

5. There is no guarantee that anybody can write software that fully or partially implements the OOXML specification without being liable to patent lawsuits or patent license fees by Microsoft;


6. This format conflicts with existing ISO standards, such as ISO 8601 (Representation of dates and times), ISO 639 (Codes for the Representation of Names and Languages) or ISO/IEC 10118-3 (cryptographic hash);

7. There is a bug in the spreadsheet file format which forbids any date before the year 1900: such bugs affect the OOXML specification as well as software applications like Microsoft Excel 2000, XP, 2003 and 2007.

8. This standard proposal was not created by bringing together the experience and expertise of all interested parties (such as the producers, sellers, buyers, users and regulators), but by Microsoft alone."


Powered by ScribeFire.

Ubuntu gutsy gibbon na Wired

A revista Wired dá a sua opinião sobre o novo Ubuntu 7.10 e considera-o a par do MacOSX e do m$-window$.

É pois hora de começar-mos a fazer upgrades e quem sabe a experimentar viver numa era informática mais livre e onde somos nós que mandamos quer no nosso hardware quer no nosso software ao contrário do que é habitual com sistemas operativos e aplicações proprietárias.


"Gutsy Gibbon is certainly easier to install and set up than Windows Vista, and it's very close to matching Mac OS X when it comes to making things "just work" out of the box. Wi-Fi, printing, my digital camera and even my iPod all worked immediately after installation -- no drivers or other software required." (wired)
"Once Ubuntu was installed, it rebooted, immediately recognized my laptop's Wi-Fi card and automatically joined my local network using my imported settings. It even defaulted to Wi-Fi Protected Access encryption (...)"

"When it comes to finding and installing applications, the Add/Remove
Programs feature in Ubuntu surpasses both Windows and Mac OS X.
"


Powered by ScribeFire.

Mozilla Firefox 3 com novo visual no Gnu/Linux?

parece que a fundação Mozilla pretende que o novo Firefox se integre visualmente melhor com o GNU/linux, com especial relevo para o GNOME/GTK, parece que infelizmente a malta do mozilla não morre de amores pelo KDE/QT, vá-se lá saber porquê!!! Mas de qualquer forma parece que após alguma pressão não irá ficar esquecido.

Era boa ideia era alguém apostar, uma distro grande, Ubuntu/Debian can you hear me?!!, e levar para a frente o leve e fabuloso E17?!

Fabuloso ;)

Mozilla working on Firefox 3 visual refresh for Linux

By Ryan Paul
| Published: October 16, 2007 - 03:17PM CT

Mozilla working on Firefox 3 visual refresh for Linux

By Ryan Paul | Published: October 16, 2007 - 03:17PM CT

Mozilla user interface design specialist Alex Faaborg wrote a lengthy blog entry last week about plans for the Firefox 3 visual refresh. Faaborg explained the importance of creating applications that visually integrate with the rest of the operating system and displays screenshots of the new default Firefox 3 themes for Mac OS X and Vista.


Powered by ScribeFire.

Wednesday, October 17, 2007

Cluster de oito sony PS3 ajuda a estudar universo

o cientista, ou melhor dizendo, o astrofísico Dr. Gaurav Khanna, resolveu usar o poder computacional dos CPU's Cell das Playstation 3 para estudar o nosso universo, usando aquilo que ele chamou de "gravity grid".

Como adoro o Software Livre e as plataformas abertas, o motivo do Dr Gaurav Khanna de usar as PS3 foi o que me chamou a atenção, é que segundo ele, este seu projecto só foi possível porque a PS3 é uma plataforma "relativamente" aberta, e como tal pôde recorrendo ao GNU/Linux e à sua competência técnica unir o melhor de dois mundos para tentar saber mais sobre o comportamento do nosso universo.

Interessante a forma como ele fala da PS3, "...so you can in fact run Linux on it and it doesn't control what you do.", esta é realmente a forma correcta de olhar para a informática, para os sistemas, para o software, somos nós que controlamos e não o contrário como algumas empresas que bem conhecemos tanto gostam de nos tentar fazer crer.


"The interest in the PS3 really was for two main reasons," explains Khanna, an assistant professor at the University of Massachusetts, Dartmouth who specializes in computational astrophysics. "One of those is that Sony did this remarkable thing of making the PS3 an open platform, so you can in fact run Linux on it and it doesn't control what you do."




Powered by ScribeFire.

Tuesday, October 16, 2007

Projecto Escolas Livres - Usar e Abusar do Software Livre em Portugal

Descobri só hoje este magnífico projecto, transcrevo aqui a sua apresentação, desejando que seja um projecto que se afirme no nosso país, eu pela minha parte tentarei ajudar, quanto mais não seja através da divulgação...

É uma excelente ideia, uma vez que o uso de Software Livre, nomeadamente GNU/Linux e *BSD's ajudará a tornar-mo-nos mais independentes, mais eficientes, mais criativos, mais produtivos e porque não dizê-lo, tornará ainda a nossa juventude mais crítica e quem sabe mais inteligente, capaz de pensar por ela própria.

BOA SORTE!!!!



"Projecto Escolas Livres

O projecto Escolas Livres é um projecto recente, criado por membros da Comunidade Ubuntu-PT, ANSOL, entre outros, com os seguintes objectivos:

* Promover a adopção de software livre nas escolas portuguesas;
* Promover a utilização de software livre educativo e de gestão escolar;
* Estabelecer um local comum para a discussão e partilha de informações sobre Software Livre nas escolas;
* Contribuir com traduções para português de aplicações educativas;

O projecto está aberto a todos, professores, administradores de sistemas, alunos, membros da comunidade software livre, ou outras pessoas interessadas.

Inscrevam-se na Lista de Correio Electrónico: http://groups.google.com/group/escolaslivres"


Powered by ScribeFire.

Aplicações na Pen USB - Portable Applications

há dias coloquei online dois posts, um sobre aplicações e outro sobre jogos que são Software Livre, hoje e como adenda, acrescento que algumas das aplicações que menciono estão disponíveis para se instalarem e executarem a partir de uma pendisk, com a vantagem de não tocarem no sistema em que as vamos usar, podendo mesmo gravar-mos directamente na própria pen as alterações que façamos em documentos etc.

este tipo de sistema é super práctico e permite-nos executar excelente software em sistemas m$-window$ dos quais não somos proprietários, como por exemplo no trabalho ou num cybercafé...podendo assim usar-mos esses sistemas sem nos preocupar-mos em deixar rasto do nosso trabalho e protegendo assim a nossa privacidade.

aqui fica pois o link das Portable Apps

RJ


Powered by ScribeFire.

“Genuine Advantage” activity.



Is Microsoft’s Windows “Genuine Advantage” program installed on your computer? | ClassActionConnect.com
Is Microsoft’s Windows “Genuine Advantage” program installed on your computer? Did you want it? Did Microsoft ask you before they installed it on your computer?

If you feel that what Microsoft’s did with its Genuine Advantage program was wrong – there is something you can do about it.

Microsoft’s “Genuine Advantage” program is now being challenged by a number of Windows XP users in Federal court. If you are interested in helping in this effort to hold Microsoft accountable for using your computer to help Microsoft chase down software pirates without asking for your permission, contact us.

Fill out the form on the right for a free attorney review.


Powered by ScribeFire.

10 coisas sobre FLOSS que você não sabia!!!

1. Open Source predates proprietary software.
2. Apache kept the Web flat and free
3. Open SSL kept cryptography available to everyone
4. Open Source helped free the human genome
5. Microsoft loves open source
6. Altruism is not the only reason why people contribute to open source software
7. Online communities can actually get things done
8. The most important freedom: the right to fork
9. Open source can still change the world
10. Open source needs your help (whoever you are)

Powered by ScribeFire.

Sunday, October 14, 2007

OOXML em Portugal - CT 173 - Linguagem de descrição de documentos

Após diversas leituras sobre o caminho que teve em Portugal a aprovação do formato OOXML da microsoft, o qual foi tudo menos transparente, uma vez que a microsoft assumiu a presidência da comissão técnica criada para o efeito, ou seja foi juíz em causa própria, resolvi questionar algumas entidades que segundo notícias vindas a público teriam dado o seu apoio ao formato em análise.

As entidades que questionei como cidadão preocupado com as decisões que o meu país toma a nível internacional e até nacional, foram as seguintes:

  • CM Cascais
  • CM Santarém
  • ASSOFT
  • Instituto de Informática do Ministério das Finanças e Administração Pública
Para ser sincero não estava à espera que ninguém me respondesse, em Portugal estas coisas ficam sempre no segredo dos deuses, ainda para mais com a microsoft envolvida no assunto.

A verdade é que houve uma entidade que teve a amabilidade de me responder, foi o provedor da CM Cascais, o qual me informou que, e passo a citar:


"Exmo. Senhor,

Compete ao Provedor Municipal receber queixas/reclamações relativamente à actuação dos órgãos, serviços municipais, serviços municipalizados, empresas e fundações do Município de Cascais (arts. 1º e 10º do Regulamento do Provedor Municipal).

A questão que V. Exª. coloca, não está, como é evidente, no âmbito das minhas competências. Assim, alvitroque dirija a sua sugestão ao serviço camarário competente, neste caso concreto à DINC - Divisão de Informática."


Pois bem, penso eu, vamos então enviar a mesma questão à "Divisão de Informática" para tentar esclarecer a minha dúvida.

No dia 24 de Setembro de 2007 chega a resposta, mas revelou-se mais interessante do que eu esperava é que segundo o "Chefe da Divisão de Sistemas de Informação e Comunicações" da CM Cascais e passo a citar:

"Em resposta ao seu e-mail, cumpre-me desde logo salientar que a questão nele colocada se baseia apenas no post de um blog,
http://blog.softwarelivre.sapo.pt/2007/07/31/diz-nao-ao-ooxml-13/ , facto que não sendo despiciendo, presumo que fundamente a questão que nos endereça.
Em complemento à principal questão constante no referido blog e passo a citar " []e do lado de standards sem interoperabilidade garantida estavam:
  • ADRAL
  • ASSOFT
  • Câmara Municipal de Santarém
  • Câmara Municipal de Cascais
  • [...]"
Sobre uma reunião que decorreu, organizada pela "Microsoft", importa salientar que, na "acta" da referida reunião (http://wiki.ansol.org/CT-173-LDD-Meeting-002)
não consta nenhum participante da Câmara Municipal de Cascais.
Efectivamente, o Municipio de Cascais não emitiu nenhum tipo de orientação contra ou a favor da especificação OOXML através dos seus representantes com competência na matéria, pelo que iremos averiguar como aparece o nome do Municipio associado desta forma a esta questão, dando-lhe posteriormente nota dessa situação."

O estranho nesta resposta é que segundo o "Chefe da Divisão de Sistemas de Informação e Comunicações", o "Municipio de Cascais não emitiu nenhum tipo de orientação contra ou a favor da especificação OOXML através dos seus representantes com competência na matéria", mas se não foi a CM Cascais, nomeadamente a sua "Divisão de Sistemas de Informação e Comunicações", então quem foi?

É que segundo informação constante no site do Instituto de Informática do Ministério das Finanças e da Administração Pública, a CM Cascais foi representada pelo Sr.
Miguel Pinto Luz.

Qual foi então o voto do representante da CM Cascais à "Comissão Técnica CT 173"?
Estava mandatado por quem e deveria votar como?

Vou aguardar por mais e melhores explicações para todo este caso muito mal conduzido em Portugal pelas entidades que deveriam zelar pelos interesses dos cidadãos e consequentemente do País.

RJ

Powered by ScribeFire.

Jogos em software Livre...GNU/Linux, MacOSX e m$-window$...

Após o post sobre o diverso e ótpimo FLOSS -Free/Livre Open Source Software- que era dedicado à navegação na web, à comunicação através de Instant Messaging e chat, bem como música e vídeo, hoje deixo alguns jogos muitissimo divertidos e bem feitos tudo FLOSS, é que a malta não pode só trabalhar ;)

Para FLOSS há todo o tipo de jogos desde os mais simples aos mais complicados e pesados bem como agressivos FPS.

Hoje para além do MacOSX e do m$-window$, vou ainda mencionar o nosso belo GNU/Linux, é que nós também temos direito à brincadeira ;) certo?!!!



Estratégia

* OpenTTD - "is a clone of the Microprose game "Transport Tycoon Deluxe", a popular game originally written by Chris Sawyer. It attempts to mimic the original game as closely as possible while extending it with new features. OpenTTD is licensed under the GNU General Public License version 2.0. For more information, see the file 'COPYING' included with every release and source download of the game."
Versões para todos os SO's (Sitemas Operativos) mencionados

* The Battle for Wesnoth - "The Battle for Wesnoth is a free, turn-based strategy game with a fantasy theme. Fight a desperate battle to reclaim the throne of Wesnoth, or take hand in any number of other adventures…"
GNU/Linux, Windows, MacOSX, BeOS, Solaris, FreeBSD, OpenBSD, NetBSD, AmigaOS4, OS/2 & eComStation compatível."


* Freeciv - "is a free turn-based multiplayer strategy game, in which each player becomes the leader of a civilization, fighting to obtain the ultimate goal: To become the greatest civilization."
Versões para todos os SO's (Sitemas Operativos) mencionados...

* LGeneral - "is a turn-based strategy engine heavily inspired by Panzer General.
You play single scenarios or whole campaigns turn by turn against a human player or the AI.
Entrenchment, rugged defense, defensive fire, surprise contacts, surrender, unit supply, weather influence, reinforcements and other implementations contribute to the tactical and strategic depth
of the game."

Versão para GNU/Linux e m$-window$...

* Dark Oberon - "is an open source real-time strategy game similar to Warcraft II released under GPL. It has got unique graphics - textures created from shots of real models made out of plasticine!"
Versão para GNU/Linux e m$-window$...

* Glest - Excelente jogo, visualmente fabuloso.
"is a free 3D real time strategy game, available for several operating systems and that can be modified using XML and a set of tools."

Versão para GNU/Linux e m$-window$...

* TA Spring Project - "is an open source project developing a new realtime strategy game (greate graphic)."
Versão para GNU/Linux e m$-window$...

* FreeCol - "is a turn-based strategy game based on the old game Colonization, and similar to Civilization. The objective of the game is to create an independent nation.
You start with only a few colonists defying the stormy seas in their search for new land. Will you guide them on the Colonization of a New World?"

Versões para todos os SO's (Sitemas Operativos) mencionados...

*
Scorched 3D - "is a game based loosely (or actually quite heavily now) on the classic DOS game Scorched Earth "The Mother Of All Games". Scorched 3D adds amongst other new features a 3D island environment and LAN and internet play.
Scorched 3D is totally free and is available for both Microsoft Windows and Unix (Linux, FreeBSD, Mac OS X, Solaris etc.) operating systems."


*
UFO: Alien Invasion - "é um jogo da estratégia que caracteriza o combate tático de encontro às forças alienígenas hostis que estão a ponto de infiltrar no nosso planeta terra neste momento difícil. Você está no comando de uma unidade especial pequena que seja fundada para enfrentar
a força alienígenas."

Versões para todos os SO's (Sitemas Operativos) mencionados...

*
Warzone 2100 - "is a 3D real-time strategy game that was released in 1999.
It's source code was liberated in december 2004. Development has picked up from the original source code to make it cross-platform and, in the end, better.
The Warzone 2100 Resurrection Project aims to continue the vision of Pumpkin studios started in 1999 with the game Warzone 2100, which was closed source until Dec 6, 2004 when it was let out the doors for the first time to the public under the GNU General Public License (GPL), by
its copyright holders Eidos-Interactive™. (minus the FMVs)"

Versões para todos os SO's (Sitemas Operativos) mencionados...

*
Pingus - "is a free Lemmings-like game covered under the GNU/GPL. It features currently 22 playable levels and runs under a wide variety of operating systems (Linux, Windows, etc.)"
Versões para GNU/Linux e m$-window$

* Vega Strike - "is an Open Source 3D Action-Space-Sim that lets you trade, fight, and explore in a vast universe.
Vega Strike is built on top of OpenGL and runs on Win/Lin/Mac platforms. Vega Strike (the game) is currently in a playable state, but both game engine and dataset are under continued development. For more details, see About VS or visit the forums and dev blog."

Versões para todos os SO's (Sitemas Operativos) mencionados...

FPS - first person shooter

* Nexuiz - "is a 3d deathmatch game project, created online by a team of developers called Alientrap. It is available for download for Windows, Mac, and Linux (all the same archive).The first version was released May 31st 2005, released entirely GPL and free over the net, a first for a project of its kind."
Versões para todos os SO's (Sitemas Operativos) mencionados...

* Tremulous - "is a free, open source game that blends a team based FPS with elements of an RTS. Players can choose from 2 unique races, aliens and humans. Players on both teams are able to build working structures in-game like an RTS."
Versões para todos os SO's (Sitemas Operativos) mencionados...MacOSX

* OpenArena - "is an open-source content package for Quake III Arena licensed under the GPL, effectively creating a free stand-alone game. You do not need Quake III Arena to play this game."
Versões para todos os SO's (Sitemas Operativos) mencionados...

* Savage - "is a Real Time Strategy Shooter (RTSS) that takes place on Earth millions of years from now, well after the fall of all known civilization. Working in a non-persistent online environment, Savage will combine all of the action that gamers expect from a first-person shooter and all of the challenge that real-time strategy fans demand."
Versões para GNU/Linux e m$-window$

* Cube 2: Sauerbraten - "Free single and multi player 1st person shooter game with some satisfying fast oldskool gameplay. A large variety of gameplay modes from classic SP to fast 1 on 1 MP and objective based teamplay, with a great variety of original maps to play on."
Versões para todos os SO's (Sitemas Operativos) mencionados...

*
War§ow - "is a First-person shooter (FPS) game designed for online play. Many games, as detailed below, have inspired War§ow, yet it is its own unique game. Similarities to Quake 3 CPMA and Unreal Tournament series are probably the most evident. The team has sought to create a fun, fast, action-packed game which may be seen as a critique of the many realistic, slow, warfare-orientated First-person-shooters that saturate todays FPS market."
Versões para GNU/Linux e m$-window$...

* ALIEN ARENA 2007 - "Do you like fast paced deathmatch? How about rich, colorful, arcadelike atmospheres? How about...retro Sci Fi? Then you're going to love what Alien Arena 2007 has in store for you! This game combines some of the very best aspects of such games as Quake III and Unreal Tournament and wraps them up with a retro alien theme, while adding tons of original ideas to make the game quite unique."
Versões para GNU/Linux e m$-window$...

* TC:E, Truecombat Elite, TCElite - "is a modern world total conversion modification of the free, popular, stand-alone FPS (first-person shooter) Wolfenstein Enemy Territory. Meaning, Truecombat Elite is an entirely free game, made by gamers, for gamers."
Versões para todos os SO's (Sitemas Operativos) mencionados...

* Urban Terror - "Unlike older versions, Urban Terror no longer requires you to have Quake3; anyone can download and play it for free.
Urban Terror could best be described as a Hollywood tactical shooter; it is realism based to a certain extent (environments/weapons/player models), but also goes by the motto "fun over realism" (fast gameplay and lots of action). This combination of reality and action results in a very unique, enjoyable and addictive game."
Versões para todos os SO's (Sitemas Operativos) mencionados...

* The World of Padman - "features full bot support for all game types! All you off-line gamers out there will be happy to play Spray your Colour, Big Balloon and Last Pad Standing with bots. The bots play very well, and most maps have been optimised for good bot play. It is pure fun to see the blue nosed people frag each other in SyC and BB."
Versões para todos os SO's (Sitemas Operativos) mencionados...

Sport/Desporto/Corridas

* TORCS - "is a highly portable multi platform car racing simulation. It is used as ordinary car racing game, as AI racing game and as research platform. It runs on Linux (x86, AMD64 and PPC), FreeBSD, MacOSX and Windows."

* Racer - "is a free cross-platform car simulation project (for non-commercial use), using professional car physics to achieve a realistic feeling and an excellent render engine for graphical realism. Cars, tracks and such can be created relatively easy (compared to other, more closed, driving simulations)."
Versões para todos os SO's (Sitemas Operativos) mencionados...

* ManiaDrive - "is a free clone of Trackmania, the great game from Nadéo studio, and is an arcade car game on acrobatic tracks, with a quick and nervous gameplay (tracks almost never exceed one minute), and features a network mode, as the original."
Versões para GNU/Linux e m$-window$...

*
VDrift - "is a cross-platform, open source driving simulation made with drift racing in mind. It's powered by the excellent Vamos physics engine. It is released under the GNU General Public License (GPL) v2. It is currently available for Linux, FreeBSD, Mac OS X and Windows (Cygwin). "

* SuperTuxKart - "is an enhanced version of TuxKart, a kart racing game, originally done by Steve Baker, featuring Tux and a bunch of his friends. SuperTuxKart is the work of the GotM run for TuxKart at happypenguin.org."

Versões para todos os SO's (Sitemas Operativos) mencionados...

Flight Simulator/Simuladores de vôo/outros

* FlightGear - "is an open-source, multi-platform flight simulator."
Versões para todos os SO's (Sitemas Operativos) mencionados...

* X-Plane - "is the most thorough, flexible, and realistic flight simulator available for personal computers, and is available for Mac, Windows, and Linux platforms."
Não é Software Livre.

* Danger from the Deep - "(known as dangerdeep or DftD) is a free (as in free speech), Open Source World War II german submarine simulator. The program and source code is available under the GPL license and most of the artwork/data is released under a Creative Commons license (Attribution/NonCommercial/Non-Derivative works)."

Puzzles/divertidos/outros

* FooBillard - "A free OpenGl billard game for linux."

* BillardGL - "is an OpenGL pool billiard simulation, which was developed within the scope of our course "Computergraphics" at the University of Freiburg (Germany). BillardGL is puplished under the GPL and is available for download for Windows and Linux." e agora tb MacOSX.

* Frozen Bubble 2 - "é um jogo ao estilo do famoso Puzzle Bubble, mas nativo para Linux."
tb existe uma versão para m$-windows do FB1 e MacOSX

*
LBreakout2 - "The successor to LBreakout offers you a new challenge in more than 50 levels with loads of new bonuses (goldshower, joker, explosive balls, bonus magnet ...), maluses (chaos, darkness, weak balls, malus magnet ...) and special bricks (growing bricks, explosive bricks, regenerative bricks ...). If you are still hungry for more after that you can create your own levelsets with the integrated level editor."
Versões para todos os SO's (Sitemas Operativos) mencionados...

*
Flobo Puyo - "é uma jogo bastante viciante que lembra o famoso Tetris, porém muito mais animados e divertidos."
Versões para todos os SO's (Sitemas Operativos) mencionados...

* Othello - "
THE ultimate Othello game, now available for MacOS X and Linux."
Tb em m$-window$

*
Java Sudoku - "is an open sourced cross platform version of the popular Sudoku logic game that is written in Java."
Como é Java corre em todos os SOperativos

*
GNOME Sudoku - "is meant to have as simple, unobstrusive an interface as possible while still providing features that make playing difficult Sudoku more fun."


Chess/Xadrez

* Jin - "is an open source, cross platform, graphical client for chess servers, written in Java. Jin can run either as a standalone application (available at this website) or as an applet, directly from your browser (available at the chess server's website).
Currently supported servers are the Internet Chess Club and the Free Internet Chess Server. Officially supported platforms are Microsoft Windows, Mac OS X and Linux, although Jin should work on any operating system with a modern Java Runtime Environment (1.4 or later)."

E por hoje é tudo, já deve dar para divertir um bom bocado ;)

RJ

Saturday, October 13, 2007

I Encontro de FLOSS na FCUL

Há pouco acabei de chegar de uma tarde bem passada na Faculdade de Ciências de Lisboa, estive a assistir ao primeiro encontro de Software Livre da FCUL, mais uma excelente iniciativa para divulgar o FLOSS.

Estive em duas palestras extremamente interessantes, "Software Livre e Políticas Públicas" do deputado do PCP, Bruno Dias e "A importância de standards de documentos: ODF x OOXML" com Marcos Marado, Rui Seabra - ANSOL, Paulo Vilela – SUN, ambas bastante interessantes e onde tive conhecimento de algumas situações que apesar de já conhecer agora ficaram mais claras.

Situações como a forma de funcionamento da A. República, de que os deputados não têm "autorização" para instalarem software que desejem nos computadores cedidos pela AR aos deputados, de que a Resolução da AR aprovada há dias já permite alguma liberdade aos deputados, bem como nos permitirá a nós cidadãos aceder a futuros documentos ou enviar documentos em formatos abertos como o usado pelo OpenOffice.org, o ODF.

Infelizmente o grupo do PCP não conseguiu a aprovação da Resolução sem algumas cedências aos srs do costume, PS, PSD, CDS, os habituais "Velhos do Restelo", infelizmente são-no não por medo da mudança mas por puro interesse oportunista, estas são considerações minhas não que tivessem sido afirmadas pelo deputado Bruno Dias do PCP, aliás não sendo eu nem militante nem sequer simpatizante do PCP fiquei admirado por ele não ser minimamente radical, eu sou bem mais radical no que ao Software Livre concerne ;)

Achei interessante ainda a informação do Bruno Dias quando disse que as nossas forças armadas tinham desenvolvido um software para um exercício da NATO e que os srs bélicos do planeta, USA/EUA, acharam-na tão interessante porque harmonizava as comunicações entre as diversas forças que a adquiriram para resolver esse problema nas suas forças armadas, foi toda desenvolvida com recurso a Software Livre.

Infelizmente usa-se este excelente software para a guerra, mas faz parte das liberdades da GPL, usar para o fim que se quiser.

Outra palestra que também gostei bastante, a da "coisa", como alguém disse referindo-se ao ooxml, o pseudo-padrão da m$.

Fiquei melhor esclarecido sobre a completa ausência de regras usadas para definir a comissão técnica em Portugal, onde a microsoft era presidente da comissão criada para averiguar da validade do ooxml, ou seja a m$ foi juíz em causa própria, só mesmo neste país.

Mas ainda houve mais atropelos às regras, como as entidades que quisessem inscrever-se para a comissão terem de enviar uma carta a pedir a sua inclusão, e isto tudo tinha de ser feito em menos de 48Horas, com a agravante que ninguém sabia desse pormenor, excepto a presidência da comissão, a microsoft, que claro não informou ninguém.
Afinal de contas informar para quê se a microsft queria logo na 1ª reunião aprovar o seu próprio formato sem mais discussão, é a democracia à microsoft, nós mandamos vocês obedecem.

Também foi interessante ouvir o representante da SUN explicar que a UEuropeia pediu às diversas empresas para criarem um formato de ficheiro interoperável que permitisse o intercâmbio de ficheiros entre diferentes programas, arquitecturas e sistemas operativos, IBM e SUN puseram-se a trabalhar no ODF através da OASIS, a microsoft como democrata que é afirmou que com 90% do mercado eles é que ditavam as regras, enganou-se, neste caso não conseguiram comprar favores e tiveram de à pressa inventar a "coisa".

Convém ainda referir que as diversas entidades que votaram sim ao ooxml em Portugal foram convidadas a dizer de sua justiça, todas declinaram o convite, as televisões também foram convidadas mas por motivos decerto muito importantes, telefonema do papão, não puderam comparecer, enfim, triste país este que é comandado por uma multinacional.

Excelente tarde na FCUL, para o ano há mais, eperemos que da próxima não haja medo por parte de entidades convidadas e que desta vez se esquivaram a comparecer.

RJ




Powered by ScribeFire.

Friday, October 12, 2007

Reclamação, desagrado e repúdio pelo artigo "Office Open XML", publicado na BIT

Boa tarde, o meu nome é R.N., já fui leitor assidúo da BIT durante o 1º ano da sua existência, acabei por desistir porque a BIT não me informava sobre o que realmente se passava no mundo da
informática no sentido lato da palavra, habitualmente só foca os produtos e notícias que ou gravitam à volta ou são veículos de propaganda da microsoft.

Hoje, por acaso, li um artigo creio que na última BIT, intitulado "Office Open XML", no qual, supostamente, descrevem o formato ooxml, mas o que na realidade fazem é pura propaganda à microsoft sem informarem convenientemente os vossos leitores.

Passo a explicar, o artigo está construído por forma a dar a impressão que o formato ooxml da microsoft está prácticamente aprovado como standard ISO e que é já usado por diversas empresas, incluindo a microsoft.
É FALSO.

Mais, não nos é dito nesse artigo da BIT como decorreu a votação em Portugal. Foi VERGONHOSA.
No nosso país a microsoft presidiu à comissão de votação do seu próprio formato.
Como é evidente houve uma clara aprovação do mesmo.

Diz NÃO ao OOXML: Comité presidido por Microsoft decide em seu favor

Mencionam ainda no vosso artigo que a IBM e a Sun são duas das empresas contra a aprovação do ooxml, é verdade, mas, porque razão não mencionam que a IBM e a SUN não puderam comparecer às reuniões da comissão em Portugal, ambas eram parte interessada uma vez que apoiam o formato ODF, já aprovado pela ISO.

Porque não dizem aos vossos leitores que a não comparência destas duas empresas se deveu a uma desculpa completamente rídicula de não haver cadeiras suficientes na sala, alguém ainda acha que a aprovação em Portugal do ooxml foi transparente e que seguiu critérios puramente técnicos?!

Porque razão não é afirmada esta situação no vosso artigo?
Porque razão não indicam que a microsoft para além de comprar comissões em diversos países ainda envia cartas a essas comissões dizendo que determinada entidade os apoia quando isso NÃO É VERDADE como aconteceu na Andaluzia espanhola?!

Tenho a certeza que conhecem a informação dos links que se seguem, por isso mesmo o motivo do meu mail, é que a direcção da BIT foi cúmplice de um artigo claramente atentatório à verdade, escrito pelo seu jornalista, artigo esse que não mais é que pura propaganda à microsoft e à sua total ausência de escrúpulos na obtenção de tudo o que deseja, passando por cima de todas as regras, leis, de tudo e de todos.

More Irregularities in the OOXML ISO Process Surface
Microsoft buys the Swedish vote on OOXML
Notes from Portugal on the July 16th Meeting on Ecma-376
Diz NÃO ao OOXML: “Subsídios” da Microsoft também nos EUA?
Diz NÃO ao OOXML: governo regional Andaluzo denuncia “falsificação” da Microsoft

Permitam-me agora, que recorrendo à petição online relativamente à posição do FLOSS (Free/Livre Open Source Software) e que por certo conhecem, demonstre o porquê de tão grande número de vozes se levantarem contra a aprovação do formato pseudo-livre ooxml:

Existem diversos motivos pelos quais tal proposta deve ser recusada, entre os quais:

1. Já existe um standard ISO26300 chamado Open Document Format (ODF): dois standards aumenta o custo, a incerteza e a confusão na indústria, no governo e nos cidadãos;

2. Não existe nenhuma implementação provada da especificação OOXML: o Microsoft Office 2007 produz uma versão especial do OOXML, não um formato de ficheiro que cumpra com a especificação do OOXML;

3. Existe falta de informação no documento de especificação, como por exemplo como fazer um autoSpaceLikeWord95 ou useWord97LineBreakRules;

4. Mais de 10% dos exemplos mencionados no standard proposto não validam como XML;

5. Não existe nenhuma garantia de que qualquer pessoa possa escrever software que implemente total ou parcialmente a especificação OOXML sem estar sujeito às patentes detidas pela Microsoft;

6. Esta proposta a standard entra em conflito com outros standards ISO, como a ISO 8601 (Representation of dates and times), ISO 639 (Codes for the Representation of Names and Languages) ou ISO/IEC 10118-3 (cryptographic hash);

7. Existe um erro no formato de folha de cálculo que impede a insersão de qualquer data anterior ao ano 1900: erros como estes afectam a especificação OOXM tal como software, como o Microsoft Excel 2000, XP, 2003 ou 2007;

8. Esta proposta a standard não foi criada através da experiência e conhecimento de todas as partes interessadas (tais como produtores, vendedores, consumidores, utilizadores e reguladores), mas apenas pela Microsoft.

e ainda:

"However due to a number of application specific and undisclosed behaviours in the OOXML specification it is impossible for vendors other than Microsoft to fully implement OOXML. While Microsoft has granted patent use over the required portions of the specification that are described
in detail the numerous undisclosed behaviours and inexplicit definitions are not covered, providing a legal as well as technical barrier to OOXML's implementation."

Ou seja, como podemos acreditar na microsoft quando esta empresa nem no seu próprio formato de ficheiros para o Office manteve compatibilidade entre as diversas versões, e que ela própria não consegue implementar o seu próprio formato ooxml?!

Querem agora fazer-nos acreditar que a implementação que propõem e que tem mais de 6000 páginas vai mudar essa situação? Óbviamente que NÃO.
Querem que acreditemos que o ooxml iria permitir a toda a indústria de software, quer proprietário quer Livre, poder implementar um formato que tenha retrocompatibilidade? Não brinquemos com coisas sérias.

Como podemos acreditar na microsoft quando essa empresa afirma coisas como estas:

"Now consider this from Brian Jones, a Microsoft manager who has worked on OOXML for six years. In July, Jones was asked on his blog whether Microsoft would actually commit to conform to an officially standardised OOXML. His response:

“It’s hard for Microsoft to commit to what comes out of Ecma [the European standards group that has already OK’d OOXML] in the coming years, because we don’t know what direction they will take the formats.
We’ll of course stay active and propose changes based on where we want to go with Office 14. At the end of the day, though, the other Ecma members could decide to take the spec in a completely different direction. ... Since it’s not guaranteed, it would be hard for us to make any sort of official statement.”"

Sejamos honestos naquilo que escrevemos, especialmente quando o fazemos para um número considerável de leitores e público pouco informado do que realmente se passa nos "bastidores".

Não creio que a BIT se vá retratar do péssimo serviço prestado aos seus leitores, especialmente os menos conhecedores, pelo artigo acima referido, mas aqui fica pelo menos, o meu total repúdio a tal pseudo-jornalismo, mostrando que os vossos leitores ou potenciais leitores não são tolos, é pena os senhores da BIT, especialmente os jornalistas, assim pensarem daqueles que na realidade vos dão trabalho.


Sem mais de momento,

Obrigado pela atenção,

Powered by ScribeFire.

Thursday, October 11, 2007

Software Livre para m$-windows e MacOSX

pois é, apesar de desde 1998 só usar GNU/Linux, por vezes somos obrigados a usar o hegemónico, por agora, m$-windows, especialmente no trabalho, ou ainda existem sempre amigos que nos pedem uma ajudinha para isto ou para aquilo, afinal de contas não os posso obrigar a usar GNU/Linux....que chatice ;)

de qualquer forma mesmo não se usando um Sistema Operativo (SO) livre como um GNU/Linux ou *BSD, temos sempre à nossa disposição excelente software livre que ou é multiplataforma, ou seja corre em todos os SO's mencionados ou quase todos, ou existe para m$-windows ou MacOSX.

esta é a primeira parte de um post que demonstra que podemos usufruir de excelente Software Livre mesmo no m$-window$, pois bem vamos então começar a listinha, neste momento existe software Livre para prácticamente tudo o que precisamos de fazer num pc, especialmente em casa.

INTERNET - WORLD WIDE WEB

Browsers/Navegadores/editores de páginas web

* Mozilla Firefox - "O galardoado navegador da Mozilla está mais rápido, mais seguro e totalmente adaptável à sua vida online. Com o Firefox 2 adicionamos poderosas novas funcionalidades que tornam a sua experiência online ainda melhor."

* Opera - não é Software Livre, mas merece ser mencionado, é software muito bem feito, de grande qualidade.

* Nvu/Kompozer - programa para editar/cria páginas web, ambos descendem do Mozilla Composer, o Nvu já deixou de existir tendo sido substituido pelo Kompozer, simples, agradável e fácil de usar.

* Camino - este é só para o MacOSX, baseado no core do mozilla, o Gecko.

IM - Instant Messaging


* Pidgin - é um excelente programa de messaging multi plataforma e multi protocolo, ou seja, podemos ter os nosso amigos todos lá, suporta estes protocolos, dificilmente não vamos conseguir comunicar com alguém.

  • AIM
  • Bonjour
  • Gadu-Gadu
  • Google Talk
  • Groupwise
  • ICQ
  • IRC
  • MSN
  • MySpaceIM
  • QQ
  • SILC
  • SIMPLE
  • Sametime
  • XMPP
  • Yahoo!
  • Zephyr
* Adium - é básicamente o Pidgin para o MacOSX, "Adium is a free instant messaging application for Mac OS X, released under the GNU GPL and developed by the Adium team.
With Adium, you can connect to any number of messaging accounts on any combination of supported messaging services and then chat with other people using those services."


* XChat - sei que o IRC já está fora de uso, não para suporte no FLOSS, e que o Pidgin tb o suporta, mas cá fica um programa dedicado.

Media Players/Ver Filmes e ouvir Música

Vídeo

(todos suportam os mais conhecidos tipos de ficheiros de vídeo e alguns desconhecidos ;))

* Mplayer - o "motor" do SMPlayer e do MPUI, "MPlayer is a movie player which runs on many systems (see the documentation).
It plays most MPEG/VOB, AVI, Ogg/OGM, VIVO, ASF/WMA/WMV, QT/MOV/MP4,
RealMedia, Matroska, NUT, NuppelVideo,FLI, YUV4MPEG, FILM, RoQ, PVA files, supported by many native, XAnim, and Win32 DLL codecs. You can watch VideoCD, SVCD, DVD, 3ivx, DivX 3/4/5 and even WMV movies."
A versão para MacOSX


* SMPlayer - um excelente media player, trata-se de um frontend para o poderoso Mplayer que consegue reproduzir de tudo um pouco sem a necessidade de instalar mais codecs.

* MPUI - o frontend desenvolvido pela malta do Mplayer, tb muito leve mas estéticamente menos bonito que o SMPlayer.

* VLC - mais um programa de grande qualidade, é um projecto independente do Mplayer, tb consegue reproduzir quase tudo, incluindo FLV, os famosos videos flash tipo youtube ou video google.
para além disso ainda consegue gravar stream, embora o mplayer tb o consiga mas não creio que os frontends para já o façam, corrijam-me se estiver enganado.

todos estes media players suportam Subtitles (legendas) de diversos tipos, srt, sub, txt etc.

* StaxRip - encoder para passar DVD's ou outros formatos para diversos formatos e "containers" como .avi, .mp4, .mkv, .divx. "With StaxRip you can easily convert your DVD's, DVB captures and many
more formats into MPEG-4 like DivX, XviD and x264. As a open source
application StaxRip is completely free."


* ffmpegX - excelente programa para MacOSX de DVD ripping (só para backups, claro).
"ffmpegX is a Mac OS X graphic user interface designed to easily operate more than 20 powerful Unix open-source video and audio processing tools including ffmpeg the "hyper fast video and audio encode"

* HandBrake - programa similar ao anterior tb para MacOSX, m$-window$ e GNU/Linux, embora em GNU/Linux só funcione em consola.
"HandBrake is an open-source, GPL-licensed, multiplatform, multithreaded
DVD to MPEG-4 converter, available for MacOS X, Linux and Windows."


Música

(todos suportam oog vorbis, mp3, wma, wav, flac)

* Musikcube - baixo uso de memória, interface intuitiva, listas de reprodução dinâmicas, ripador/ripper de cd's integrado.

* wxMusik - algumas das características, tb em português.
  • Advanced customizable crossfader, makes continious play smooth like a DJ
  • Net stream support for icecast and shoutcast stream. Multi-threaded operation.
  • Supports multimedia keyboard play control keys on windows.
* CDex - extrai directamente os dados digitais dos cd's de música para se poder converter para ogg vorbis, mp3, flac etc, ou seja é um ripper. "CDex can extract the data directly (digital) from an Audio CD, which is generally called a CD Ripper or a CDDA utility."

* codec Ogg Vorbis - já vem com o CDex.

* codec LAME - o melhor encoder para mp3, tb já incluído no CDex."LAME is an MPEG Audio Layer III (MP3) encoder licensed under the LGPL."




Powered by ScribeFire.

Tuesday, October 09, 2007

Mais uma cidade que muda para Software Livre

a cidade de Amsterdam, Holanda, deu por concluído um teste para verificar se técnicamente seria exequível migrar cerca de 10000 pc's para Software Livre, o teste correu muito bem, a migração irá assim prosseguir estando já na forja a migração de mais 6000 pc's.

por cá tudo na mesma como é habitual, a microsoft é quem mais ordena....


Powered by ScribeFire.