"When I despair, I remember that all through history the way of truth and love has always won. There have been tyrants and murderers and for a time they seem invincible, but in the end, they always fall — think of it, always." Mohandas Gandhi
In a time of universal deceit - telling the truth is a revolutionary act. George Orwell

Monday, March 10, 2008

"cana de pesca digital" - repost

Como tenho andado muito atarefado sem tempo para escrever, aqui fica um repost....


A cana de pesca...digital!

Por inúmeras vezes ouvimos os políticos afirmarem em relação a países pobres com economias inexistentes e na maior parte das vezes no limiar da pobreza, que não se lhes deve dar o peixe, mas sim ensiná-los a pescar.

Hoje pensei nesta parábola e creio que ela se aplica na perfeição ao Software Livre (FLOSS) especialmente nesses mesmos países, ou até em países desenvolvidos mas onde existem enormes discrepâncias entre ricos e pobres, como no nosso país ou mesmo na américa latina; Brasil e Venezuela vêm logo à cabeça.

A verdade é que o FLOSS é a cana de pesca da era digital em que vivemos.


Essa cana de pesca digital tem algo ainda mais espantoso é que pode abarcar todos, ricos e pobres, ambos têm acesso a ela, ambos a podem usar sem limitações, ambos a podem melhorar, fazer evoluir, e no fim ambos recolhem o mesmo peixe, ou seja, ambos beneficiam das melhorias introduzidas por qualquer um dos grupos.
Aliás os grupos, os pobres e os ricos, nesta pescaria digital esbatem-se, estão ambos em igualdade ou quase, a única limitação desta cana de pesca é a inteligência e a
criatividade.
Felizmente que em alguns destes países se fomenta o aparecimento de pescadores digitais, como são os casos do Brasil e Venezuela bem como cada vez mais países da Europa de Leste e até países ricos como a Alemanha, França e Holanda entre outros.

Infelizmente o nosso país prefere seguir o ditado "faz o que eu digo não faças o que eu faço", e como tal podendo criar grandes pescadores e a qualquer momento no futuro ter uma frota de barcos livres prefere hipotecar o futuro dos nossos pescadores digitais preferindo bloquear a todo o custo a utilização da cana digital, quer ao não divulgar a sua utilização quer ao beneficiar empresas como a microsoft em inúmeros protocolos que só a ela e não ao país beneficiam.

Mais, ao não fomentar a sua utilização e descoberta, os nossos governantes estão a matar ainda no berço os pescadores digitais do amanhã, sim, porque já no presente se vislumbra um futuro muito pouco risonho para o nosso país comparando-o com outras economias, nós mais uma vez poderíamos inovar, criar, estar à frente, ser os novos descobridores digitais, mas infelizmente não o somos, e tudo porque não apostamos na cana digital.

Neste momento o FLOSS tem todas as ferramentas necessárias para os nossos jovens poderem desenvolver todo e qualquer software multiplataforma a custo práticamente nulo, o único custo é o hardware e a vontade, ou não, de aprender.

Faço votos para que os políticos do nosso país pensem realmente naquilo que dizem e fazem e não sejam hipócritas ao dizer como os outros se devem desenvolver e depois não aplicam essa mesma "receita" no seu próprio país.

Algumas medidas que o nosso país poderia optar por fomentar:

1. Só aceitar formatos de ficheiros abertos em toda a administração pública, como o implementado pela OASIS e standard internacional ISO, o formato ODF usado por exemplo pelo OpenOffice.org e Google.

2. Fomentar a forte utilização e massificação de FLOSS no ensino, em todos os graus.
É aqui que se começam a criar os pescadores digitais, é aqui que se criam mentes supostamente críticas e que conseguem escolher em função da qualidade e não da propaganda.

3. Só aceitar fazer protocolos, assinar contratos de prestação de serviços, com empresas que usem e fomentem quer protocolos de comunicação quer formatos de ficheiros
abertos e livres, de preferência.

4. Cuidar para que não aconteçam casos como o da comissão técnica CT-173 em relação ao formato fechado da microsoft, ooxml, o qual foi aprovado em Portugal de forma muito pouco transparente e quem sabe até ilegal, onde a empresa microsoft que propunha o formato presidiu à comissão que se iria pronunciar sobre ele.

5. Fazer sempre quer interna quer externamente na UEuropeia lobby CONTRA as patentes de software.

6.Encetar conversações com as empresas portuguesas de hardware para que estas vendam hardware sem nenhum sistema operativo pré-instalado de forma a ser o cliente a decidir o que quer usar.
Foi pedido à própria UEuropeia esta possibilidade, que nada mais é que voltar a colocar todos os produtores de Sistemas Operativos em igualdade.

Em França há pouco tempo a Acer foi processada por um utilizador que se recusou a pagar software que não ia usar e que vinha com o portátil que adquiriu, o tribunal deu-lhe razão.
Aliás a própria licença da microsoft que vem com todos os PC's que se adquirem, quer Desktop quer Portáteis etc, indica que o utilizador pode recusar essa licença e devolver o software.

Vamos pois criar um mundo melhor, cheio de pescadores criativos.

Powered by ScribeFire.

2 comments:

Diogo said...

O governo só está preocupado com as suas negociatas. Pouco lhe interessa um país cheio de pescadores criativos. Prefere antes a defesa dos grandes tubarões da indústria.

Rikhard said...

infelizmente tens razão diogo, mas não podemos baixar os braços, temos de continuar a lutar contra tanta inépcia e corrupção.

Edmund Burke (attributed):

The only thing necessary for the triumph of evil is for good men to do nothing.


Albert Einstein:

The world is a dangerous place to live, not because of the people who are evil, but because of the people who don't do anything about it.

cumps,

rj