"When I despair, I remember that all through history the way of truth and love has always won. There have been tyrants and murderers and for a time they seem invincible, but in the end, they always fall — think of it, always." Mohandas Gandhi
In a time of universal deceit - telling the truth is a revolutionary act. George Orwell

Tuesday, December 04, 2007

Ficheiro RTF em m$-office


Ontem aconteceu-me algo estranho, mas provavelmente explicável pelas aldrabices que a m$ faz aos formatos, desde protocolos como o kerberos, passando pelo RTF....

como infelizmente no trabalho tenho de usar m$-window$ e m$-office, pelo menos instalei o plugin da SUN para ter o ODF, tive de criar um Procedimento a efectuar e como é hábito criei em RTF, tento fugir o máximo de m$- DOC e como aqui o sítio é m$ centric o ODF infelizmente ninguém o ia conseguir abrir.

Gravei o tal documento, coisa pequena, 4 páginas com um print screen em cada uma, gravei em RTF e tento enviar por mail, qual não é o meu espanto quando vejo que o m$-office 2003 gastou 15Mb para gravar o documento em RTF.

hoje aconteceu-me algo similar, mais uma vez gravei em RTF um procedimento a executar com print screens, são umas doze imagens, desta vez o m$-office2003 precisou de 95 Mb.

Experimentei o Openoffice.org, para ver se o problema seria de estar a usar o RTF, pelos vistos não.
No Openoffice.org, o file ficou com 2,234Mb, isto para o ficheiro que em m$-office2003 fica com 95Mb, para o que fica com 15Mb, o OO.o conseguiu um RTF prácticamente do mesmo tamanho que um m$-doc, cerca de 250Kb.



Powered by ScribeFire.

No comments: