"When I despair, I remember that all through history the way of truth and love has always won. There have been tyrants and murderers and for a time they seem invincible, but in the end, they always fall — think of it, always." Mohandas Gandhi
In a time of universal deceit - telling the truth is a revolutionary act. George Orwell

Saturday, October 13, 2007

I Encontro de FLOSS na FCUL

Há pouco acabei de chegar de uma tarde bem passada na Faculdade de Ciências de Lisboa, estive a assistir ao primeiro encontro de Software Livre da FCUL, mais uma excelente iniciativa para divulgar o FLOSS.

Estive em duas palestras extremamente interessantes, "Software Livre e Políticas Públicas" do deputado do PCP, Bruno Dias e "A importância de standards de documentos: ODF x OOXML" com Marcos Marado, Rui Seabra - ANSOL, Paulo Vilela – SUN, ambas bastante interessantes e onde tive conhecimento de algumas situações que apesar de já conhecer agora ficaram mais claras.

Situações como a forma de funcionamento da A. República, de que os deputados não têm "autorização" para instalarem software que desejem nos computadores cedidos pela AR aos deputados, de que a Resolução da AR aprovada há dias já permite alguma liberdade aos deputados, bem como nos permitirá a nós cidadãos aceder a futuros documentos ou enviar documentos em formatos abertos como o usado pelo OpenOffice.org, o ODF.

Infelizmente o grupo do PCP não conseguiu a aprovação da Resolução sem algumas cedências aos srs do costume, PS, PSD, CDS, os habituais "Velhos do Restelo", infelizmente são-no não por medo da mudança mas por puro interesse oportunista, estas são considerações minhas não que tivessem sido afirmadas pelo deputado Bruno Dias do PCP, aliás não sendo eu nem militante nem sequer simpatizante do PCP fiquei admirado por ele não ser minimamente radical, eu sou bem mais radical no que ao Software Livre concerne ;)

Achei interessante ainda a informação do Bruno Dias quando disse que as nossas forças armadas tinham desenvolvido um software para um exercício da NATO e que os srs bélicos do planeta, USA/EUA, acharam-na tão interessante porque harmonizava as comunicações entre as diversas forças que a adquiriram para resolver esse problema nas suas forças armadas, foi toda desenvolvida com recurso a Software Livre.

Infelizmente usa-se este excelente software para a guerra, mas faz parte das liberdades da GPL, usar para o fim que se quiser.

Outra palestra que também gostei bastante, a da "coisa", como alguém disse referindo-se ao ooxml, o pseudo-padrão da m$.

Fiquei melhor esclarecido sobre a completa ausência de regras usadas para definir a comissão técnica em Portugal, onde a microsoft era presidente da comissão criada para averiguar da validade do ooxml, ou seja a m$ foi juíz em causa própria, só mesmo neste país.

Mas ainda houve mais atropelos às regras, como as entidades que quisessem inscrever-se para a comissão terem de enviar uma carta a pedir a sua inclusão, e isto tudo tinha de ser feito em menos de 48Horas, com a agravante que ninguém sabia desse pormenor, excepto a presidência da comissão, a microsoft, que claro não informou ninguém.
Afinal de contas informar para quê se a microsft queria logo na 1ª reunião aprovar o seu próprio formato sem mais discussão, é a democracia à microsoft, nós mandamos vocês obedecem.

Também foi interessante ouvir o representante da SUN explicar que a UEuropeia pediu às diversas empresas para criarem um formato de ficheiro interoperável que permitisse o intercâmbio de ficheiros entre diferentes programas, arquitecturas e sistemas operativos, IBM e SUN puseram-se a trabalhar no ODF através da OASIS, a microsoft como democrata que é afirmou que com 90% do mercado eles é que ditavam as regras, enganou-se, neste caso não conseguiram comprar favores e tiveram de à pressa inventar a "coisa".

Convém ainda referir que as diversas entidades que votaram sim ao ooxml em Portugal foram convidadas a dizer de sua justiça, todas declinaram o convite, as televisões também foram convidadas mas por motivos decerto muito importantes, telefonema do papão, não puderam comparecer, enfim, triste país este que é comandado por uma multinacional.

Excelente tarde na FCUL, para o ano há mais, eperemos que da próxima não haja medo por parte de entidades convidadas e que desta vez se esquivaram a comparecer.

RJ




Powered by ScribeFire.

No comments: